quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Visita ao Museu de Energia de Itu.

        Para quem não conhece vamos ler um pouco sobre o Programa que nos possibilitou a visita ao Museu.

       PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO

O Programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual, seja no sentido de atender aos desafios do mundo moderno, como em relação à função de transmissão do saber, para inserção social de seus alunos. Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular:
Continue lendo e Veja as Fotos!


- Currículo e Cultura; 

- Currículo referido a competências; 

- Currículo que tem como prioridade a competência escritora e leitora.

Nesse contexto, a definição do Programa orientou-se por três objetivos básicos a serem alcançados: 

- Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social. 

- Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens. 

- Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.

O Programa Cultura é Currículo é composto por três projetos: Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola.


                                           MUSEU DE ENERGIA DE ITU


            Agora uma breve descrição do Museu que visitamos
O Museu da Energia de Itu está situado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que sediou no início do século XX a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a companhia Ituana de força e luz. Após diversos usos, em 1988 passou a integrar o acervo da Fundação Energia e Saneamento. Foi restaurado para adquirir suas características originais de arquitetura urbana do século XX e inaugurado em 14 de dezembro de 1999.

A exposição História, Energia e Cotidiano apresenta a influência do uso doméstico da energia entre os anos 1850 e 1950. No espaço educativo Energia: Use, mas não abuse, os visitantes aprendem de forma lúdica e interativa a fazer o uso racional da energia elétrica, contribuindo para a economia de energia e para a preservação do meio ambiente. O Museu da Energia de Itu possibilita ao educador desenvolver atividades, aplicar conceitos de educação interdisciplinar e de temas transversais que permitem o acesso qualificado ao patrimônio cultural da energia.


      

   


     


   

 



     




     



O Museu da Energia de Itu, em parceria com o site Brazilcartoon, apresenta a produção de cartunistas de 26 países, que utilizam sua arte para provocar inquietações sobre a urgência de utilizar a água de forma inteligente, ética e eficiente, percebendo-a como um patrimônio a ser preservado e garantindo uma qualidade de vida melhor para as futuras gerações.
Além dos desenhos enviados pelos cartunistas, a exposição também mostra os trabalhos produzidos pelo grupo melhor idade de Itu na oficina memória e cartuns, organizada pelo setor educativo do museu e ministrada pelo cartunista Rucke.



       




       


       


       


       


               


             


             







                                                                                                         












Maquete de Casas dos anos 50 Séc. XX


                     

            
        

                          

                 


                    


                 


             


                       

                 

                      


                             


Calculando o Consumo de Energia

                      



               







                                                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário